21 setembro, 2006

Sob o Efeito da Água, de Rowan Woods


som

"People you´ve been before, that you don´t want around anymore"
Beteween the Bars, Madeleine Peyroux

visão

Uma ex-viciada em heroína, Tracy (Cate Blanchett), passou os últimos quatro anos se recuperando do vício e tenta levar uma vida normal, trabalhando como gerente de uma videolocadora em um bairro chinês em Sidney. Ela sonha comprar o negócio e ascender socialmente.

Tracy quer melhorar sua vida, recuperar-se definitivamente do vício e do tempo que perdeu alienada do convívio familiar e social. Ela dedica sua energia profissional a uma atividade que exerce com o entusiasmo possível a um trabalho pouco interessante. O que a motiva é a possibilidade de tornar-se sócia do lugar onde trabalha. Para isso, alimenta o sonho e tenta conseguir um empréstimo bancário. Todas as tentativas, porém, esbarram em seu rótulo de "ex-viciada" e em suas dívidas anteriores, as quais está tentando pagar.

reflexão

Apesar de sua dedicação e boa vontade, a luta de Tracy em busca da transcendência, da evolução, esbarra na escassez financeira e no seu passado. A impossibilidade de o ser-humano transformar sua vida, com seus próprios recursos e força de vontade, encontra aqui um porém. Nem sempre, numa sociedade dominada pela indiferença, é possível mudar. Nos chamarão, para sempre, de ex-viciados, ex-analfabetos, suicidas frustrados, depressivos em tratamento, ex-casados, excomungados. Estamos sem esperança?

Já a tive, algum dia?

confissão

Zé, como chamavam o Eduardo, ex-arquiteto e ex-interno no hospício onde me tratei, era um louco inquieto. Quando não estava fazendo seu nescafé com a água quente da mangueirinha do chuveiro, tratava a velha mesa de pingue-pongue como uma obra de arte em restauração. Pediu lixas, verniz e tinta à família: queria restaurá-la, vê-la brilhando e lisa. Quando ela ficou pronta, do jeito que havia imaginado, depois de três dias cuidando pessoalmente de seu restauro, chamou a todos para inaugurá-la.

Mas ninguém queria jogar pingue-pongue com o Eduardo.